A Geração Superficial

O jornalista Nicholas Carr traz de forma bem-embasada a seguinte constatação: estamos ficando mais burros, e a culpa é da internet. Temos acesso quase ilimitado a informações na grande rede, mas perdemos a capacidade de focar em apenas um assunto. Para o autor, a mente do internauta está caótica, poluída, impaciente e sem rumo, e Carr faz um manifesto destacando a importância da calma e do foco, faculdades esquecidas neste mundo turbulento.

Indicado ao prêmio Pulitzer de 2011 e listado entre os livros mais vendidos nos Estados Unidos do mesmo ano, A geração superficial, discute como o uso intensivo da internet influencia o modo de vida das pessoas. Segundo o autor, Nicholas Carr, a web trouxe consequências intelectuais e culturais problemáticas para a humanidade, como, por exemplo, a dificuldade de concentração e a superficialidade nos relacionamentos interpessoais.

A obra detalha diversas descobertas recentes da neurociência e explica como o cérebro humano se modifica com as experiências diárias e com o uso cada vez maior de tecnologias. Carr é colunista do The Guardian, membro do conselho editorial da Enciclopédia Britânica e autor dos livros The big switch (2008) e Does IT matter? (2004).

Para ler uma entrevista com o autor, clique aqui.

Título: A Geração Superficial: O que a internet está fazendo com os nossos cérebros
Autor: Nicholas Carr
Editora: Agir
Valor: R$49,90