Mark Zuckerberg diz que o fim do e-mail está próximo
Por John Naughton
O fundador do Facebook está profundamente errado sobre os e-mails.
O e-mail está morto, de acordo com o jovem prodígio Mark Zuckerberg, proprietário do Facebook. Esta notícia chegou em um e-mail do editor, onde ele aninhado confortavelmente com as 1.401 outras mensagens que eu não tinha muita vontade de ler.
Em uma inspeção mais minuciosa, verifica-se que Zuck não é exatamente uma fonte imparcial sobre esse assunto, porque a sua previsão foi feita quando ele lançou um novo "messaging" serviço para o seu 750 milhões de assinantes, o que ele obviamente espera que suplantar um meio de comunicação que tem sido em torno desde um engenheiro chamado Ray Tomlinson inventou em 1971.
Surtos de que o cientista da computação John Seely Brown chama de "endism" foram abundantes nas discussões sobre tecnologia de comunicações desde a época de Platão, que opinou que a escrita destruiria a memória. No século 20, foi amplamente alardeado que a televisão seria a morte do rádio primeiro e, depois do cinema.
Quando o CD-ROM chegou, muitas pessoas previram a morte do livro impresso. O crescimento explosivo em mensagens de texto foi pensado para anunciar o fim da civilização como a conhecemos, ou pelo menos da gramática, ortografia e pontuação. E assim por diante, ad infinitum, até chegarmos a previsão atual que uma explosão de tweets, atualizações de status e mensagens em sites de redes sociais anuncia a morte do e-mail.
A previsão é reforçada pelo uso seletivo de estatísticas ambíguas. Por um lado, parece que os jovens usam e-mail menos que os mais velhos. De acordo com a comScore, uma empresa de pesquisa de mercado, o número de e-mails enviados por jovens com idades de 12 a 17 anos caiu em quase um quarto em 2010, quando as visitas a sites de webmails, como Gmail, Hotmail e Yahoo se recusou 6% no mesmo período.
A única coisa que é surpreendente sobre isso é que as pessoas se surpreendem por ele. A maioria dos adolescentes usam a tecnologia para se comunicar com seus amigos e para o e-mail propósito é, bem, muito formal. (Além do mais, porque é um meio assíncrono, você não sabe se alguém leu a sua mensagem.) Assim, as crianças utilizam sistemas de mensagens síncronas, como SMS e ferramentas de redes sociais que proporcionam imediatismo.
Mas o principal motivo dos jovens não usam e-mail é que eles ainda não aderiram ao mundo do trabalho. Quando (ou se) o fizerem, um choque desagradável espera, porque as organizações são viciados em e-mail. Em média os trabalhadores atuais recebem algo como 100 e-mails por dia e lidam com o dilúvio que se tornou um dos desafios de uma vida de trabalho.
As organizações são viciadas em e-mail há muito tempo e já passou o ponto de disfuncionalidade e agora já beira o patológico, com os funcionários enviando mensagens para colegas de cubículos próximos, com as pessoas cobrindo suas costas por cc-ing todos os outros e os gestores bombardeando subordinados com anexos. O problema real, em outras palavras, não é se o e-mail está morrendo, mas sim o fato de estar fora de controle.
Publicado em: http://www.guardian.co.uk/commentisfree/2011/nov/27/john-naughton-mark-zuckerberg-email
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